Fiscalização ambiental é reforçada no Paraná.//
Alta de 40% nos casos de chikungunya no Estado.//
Bandidos aplicam golpe por celular.//
Com Jomar Valença
Com apoio do Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), aeronaves são utilizadas para monitorar áreas distantes, extensas e pontos de denúncias do Estado. Durante as operações, as equipes aproveitam para fiscalizar e monitorar áreas de interesse ou denúncias contra as leis ambientais. Desde outubro de 2020, por meio de um convênio entre o Instituto Água e Terra IAT e o BPMOA, a fiscalização é atendida com sobrevoos, com a identificação de desmatamentos em desacordo com licenciamento e até sem licenciamento. Com base nisso é feito o trabalho de verificação e depois lavradas as multas.
**
Bandidos estão trocando a titularidade da conta de celular sem que o dono saiba. Depois, roubam as informações pessoais e usam para aplicar golpes. Na Delegacia de Estelionato de Curitiba, os boletins de ocorrência registram vários golpes, inclusive, uma vítima perdeu mais de R$ 1,6 milhão. Especialista aponta falha de segurança e defende que a mudança de titularidade nas linhas de celular seja feita apenas de forma presencial, e não por telefone, como é feito hoje em algumas operadoras.
**
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais 30 casos de chikungunya, nos últimos sete dias, somando 107 confirmações da doença no Estado – um aumento de quase 40% comparado à última semana. Do total de casos, 62 são autóctones (quando a doença é contraída no município de residência) e 37 são considerados importados. Há 592 casos em investigação.