Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Força Nacional se integra às forças policiais da região Oeste no combate à criminalidade

Por Jornalismo. Publicado em 06/12/2021 às 08:45.

Força Nacional se integra às forças policiais da região Oeste no combate à criminalidade.//

Morte de animais marinhos no Litoral do Paraná continua preocupando pesquisadores.//

Paraná vai receber mais 387.240 vacinas contra a Covid para dose de reforço nesta segunda-feira.//

As informações com Anderson Luís.


Giro de Notícias – Manhã


O Secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, esteve em Foz do Iguaçu para recepcionar os 80 policiais da Força Nacional enviados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, após solicitação do Estado, a fim de reforçar a fiscalização e o policiamento da região de fronteira do Paraná. A partir desta segunda-feira todo o efetivo de policiais da Força Nacional será redistribuído nos pontos críticos de fronteira e de maior movimentação de pessoas, como é o caso da Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu, da Ponte Ayrton Senna, em Guaíra, e nas imediações das cidades de Icaraíma e Alto Paraíso, que também entraram no planejamento. Os eixos comerciais das ruas serão alvo da Operação que será chamada de Sete Quedas.

O Paraná vai receber mais 387.240 vacinas contra a Covid-19 na tarde de segunda-feira. De acordo com o governo, a remessa é integralmente para dose de reforço, sendo 376.740 vacinas da Pfizer para a população acima de 18 anos e 10.500 de AstraZeneca destinadas à população indígena de 18 a 59 anos. Segundo os dados do vacinômetro nacional, o Paraná aplicou 17,2 milhões de vacinas contra a Covid, sendo 8,8 milhões primeiras doses e 7,5 milhões segundas doses ou doses únicas. O estado registra ainda a aplicação de 55,9 mil doses adicionais e 775,7 doses de reforço.

Um balanço do Laboratório de Ecologia e Conservação, da Universidade Federal do Paraná, mostra que durante o mês de novembro o Litoral do Paraná registrou 170 encalhes de animais marinhos, sendo 154 mortos e 16 vivos. As espécies com maior número de registros no período foram as aves oceânicas conhecidas como Bobos-pequenos, espécie que liderou com 51 registros. As tartarugas-verde vieram em segundo lugar com 37 indivíduos e as tartarugas-cabeçuda, com 25 encalhes. Novembro também foi o mês em que registrou a 16ª baleia jubarte encalhada sem vida no Paraná. Com relação aos golfinhos costeiros residentes no Paraná, os cientistas seguem preocupados com o número elevado de mortalidade de espécies como botos-cinza, que representaram 10 encalhes, e a toninha com oito registros apenas este mês.