Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Frentista haitiano é agredido en Curitiba

Por Comunicação. Publicado em 27/03/2024 às 07:00.

Frentista haitiano é agredido en Curitiba

Biometria deve ser cadastrada na Justiça Eleitoral até o dia 08 de abril pela internet

Temporada de pinhão no Paraná começa na próxima semana

As informações com Mauro Contti


Um frentista de 40 anos, que é haitiano, foi agredido por dois homens enquanto trabalhava em um posto de combustíveis, em Curitiba. As agressões foram registradas por câmeras de segurança do estabelecimento. O caso aconteceu na segunda-feira. O homem disse que também foi alvo de racismo e xenofobia pelos agressores. Em nota, a direção do posto informou que ofereceu total apoio ao colaborador. Em nota conjunta, o Sindicato dos Revendedores de Combustíveis e Lojas de Conveniências do Estado do Paraná (Paranapetro) e o Sindicato dos Frentistas de Curitiba (Sinpospetro) condenaram a violência contra o profissional.

Os eleitores que não têm a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral têm até o dia 08 de abril para utilizar o atendimento pela internet. Depois disso, os serviços serão feitos exclusivamente de forma presencial. Já aqueles que têm a situação biométrica atualizada podem seguir com o Título Net até o dia 08 de maio, data em que o cadastro é encerrado. Para saber se os dados estão em dia, basta consultar a situação no site do TSE. Em 2020, durante a pandemia da Covid-19, a coleta dos dados biométricos foi suspensa, como medida de segurança. Ela foi retomada em 2023.

A temporada de pinhão no Paraná começa a partir da próxima semana, no dia 1º de abril. A medida, contudo, só é válida para pinhões que já tenham atingido o período completo de maturação, cuidado necessário para ajudar na preservação da espécie e também garantir a saúde dos consumidores. A safra se estende normalmente até junho. Não é permitida a venda de pinhões trazidos de outros estados. A multa em caso de desobediência é de R$ 300 a cada 50 quilos apreendidos, além da responsabilização por crime ambiental. A fiscalização é feita pelos agentes do IAT e o Batalhão de Polícia Ambienta