Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Frigorífico é condenado a pagar 10 milhões de reais por expor funcionários ao coronavírus

Por Jornalismo. Publicado em 16/03/2022 às 08:04.

Frigorífico é condenado a pagar 10 milhões de reais por expor funcionários ao coronavírus.//

Paraná registra uma morte por dengue nesta semana.//

Aposentados e pensionistas vão receber 13º salário adiantado.//

As informações com Anderson Luís.


Giro de Notícias – Edição da Manhã


Um frigorífico de Rolândia, no norte do Paraná, foi condenado por expor funcionários ao coronavírus. Segundo o Ministério Público do Trabalho, a sentença considerou que a Seara colocou os funcionários em risco por não cumprir medidas sanitárias e deve pagar R$ 10 milhões de indenização por danos morais coletivos. A decisão ainda determina que a empresa aplique testagem, distribuição de máscaras PFF2 ou N95 diariamente e outras medidas. O grupo JBS, responsável pela empresa, informou que vai recorrer da decisão.

O boletim semanal da dengue, publicado nessa terça-feira pela Secretaria de Estado da Saúde, registrou uma morte pela doença. Esta é até o momento a única morte deste período sazonal de monitoramento da doença, que iniciou no dia 1º de agosto de 2021 e deve seguir até julho deste ano. A vítima era um homem, com 58 anos de idade, com comorbidade e residente no município de Nova Esperança, no Noroeste do estado. O estado tem mais de 2mil e 800 casos confirmados e destes, mil e 93 foram confirmados na última semana, o que corresponde a um aumento de 64%.

O governo decidiu antecipar, novamente, o pagamento do 13º salário do aposentado e pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida deve fazer parte de um pacote de estímulo à economia do governo federal. Normalmente o abono é pago entre agosto e dezembro, mas a previsão é que a primeira parcela seja paga em abril e a segunda em maio.