Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Gaeco cumpre mandados contra ocultação de valores em fazendas de Bibinho

Por Redação. Publicado em 02/09/2021 às 15:22.

Gaeco cumpre mandados contra ocultação de valores em fazendas de Bibinho.//

DER vai fiscalizar funcionamento dio ferry boat em Guaratuba durante o feriado.//

Câmara de Maringá rejeita projeto de lei que previa criação de Conselho dos Direitos LGBTI+.//

UFPR erra no resultado do vestibular 2021 e publica lista corrigida.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado cumpriu nesta quinta-feira 16 mandados de busca e apreensão em uma investigação sobre ocultação de valores do ex-diretor da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Abib Miguel, conhecido como Bibinho. De acordo com o Gaeco, as investigações apontam propriedades rurais de Bibinho que estão bloqueadas judicialmente continuavam tendo exploração agrícola. Abib Miguel foi condenado em primeira instância a mais de 250 anos de prisão por lavagem de dinheiro. Segundo o Ministério Público do Paraná (MP-PR), foram desviados R$ 260 milhões, em valores atualizados, por meio de 97 funcionários fantasmas da Alep. Bibinho está preso preventivamente no Complexo Médico-Penal (CMP) de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

A travessia de ferry boat na Baía de Guaratuba vai contar com a presença do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) durante todo o feriado prolongado de 7 de Setembro. A equipe de fiscalização vai monitorar a prestação do serviço, como forma de garantir a segurança e o conforto dos usuários durante esse período de maior movimento. A ação ocorre após inúmeros problemas apresentados no local. A empresa BR Travessias assumiu o serviço em Guaratuba no início de abril. Desde então, usuários reclamaram filas de mais de uma hora, demora para atravessar a baía e o medo da estrutura das embarcações.  A prefeitura de Guaratuba chegou a decretar estado de calamidade pública, em razão das complicações no ferry boat.

A Câmara Municipal de Maringá rejeitou um projeto de lei que previa a criação do Conselho Municipal dos Direitos LGBTI+. A proposta foi votada em sessão desta quinta-feira e foi marcada por manifestantes favoráveis e contrários ao projeto. A proposta, de autoria da Prefeitura,  chegou a ser aprovada em primeira discussão, em 17 de agosto. Apesar disso, o projeto foi suspenso por quatro sessões após manifestações. Dez vereadores votaram contra a criação do conselho, enquanto quatro votaram a favor. O objetivo da proposta era criar uma entidade para fiscalizar, formular e propor políticas públicas de promoção dos direitos humanos para pessoas da comunidade LGBTI+. Com a rejeição, o projeto foi arquivado.

A Universidade Federal do Paraná anunciou nesta quarta-feira que houve um erro no resultado do vestibular 2021, cuja lista foi divulgada nesta terça-feira. Ainda nesta quarta, a instituição publicou a lista corrigida. Segundo o Núcleo de concursos da UFPR, houve uma falha no processamento dos resultados, que fez com que deixassem de ser computados os ajustes nas notas de produção de texto decorrentes de recursos interpostos por candidatos – que foram deferidos após análise. A falha foi identificada após a divulgação da primeira lista. Com isso, houve a substituição de 31 dos 4.229 nomes que constavam nesta lista por outros que não estavam listados.