Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Gaeco cumpre mandados no Norte do Paraná em investigação de fraude em licitações

Por Jornalismo. Publicado em 17/12/2020 às 16:51.

Gaeco cumpre mandados no Norte do Paraná em investigação de fraude em licitações.// Polícia faz reintegração de posse e retira 60 familias de ocupação. // Maringá oficializa interesse em comprar 100 mil doses de CoronaVac.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

 

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná deflagrou nesta quinta a segunda fase da Operação Control-Z, com 12 mandados de busca e apreensão, sendo oito na cidade de Arapongas e 4 em Maringá. As investigações tiveram início em 2017 e buscam apurar crimes de fraude à licitação, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro com possível constituição de organização criminosa, supostamente envolvendo servidores do município, empresários, e ainda ex-presidente da Câmara Municipal de Arapongas (entre 2015-2016). Dos mandados cumpridos nesta quinta, três foram em gabinetes de servidores na Câmara Municipal.

A Polícia Militar cumpriu uma ordem judicial de reintegração de posse em um terreno em Curitiba, nesta quinta-feira. Segundo a polícia, cerca de 60 famílias moravam na ocupação e deixaram o local. O terreno, que é particular, fica próximo ao limite com o município de Araucária, na Região Metropolitana da capital. O local foi ocupado ao longo de 2020. Moradores informaram que passaram a morar ali porque não tinham condições de pagar aluguéis durante a pandemia. Segundo a PM, a ação foi pacífica e não houve feridos durante o cumprimento da reintegração de posse. Profissionais da Secretaria de Assistência Social de Araucária acompanharam o despejo.

A Prefeitura de Maringá enviou documento ao Instituto Butantan que oficializa o interesse em comprar 100 mil doses de vacina contra o novo coronavírus. Por meio da assessoria de imprensa, a administração municipal informou que o documento “formaliza a intenção de compra para avançar, de fato, para um acordo legal e contratual em um futuro próximo”. A vacina que será produzida pelo Instituto Butantan é a CoronaVac, desenvolvida pela biotech chinesa Sinovac. No último dia 8, o prefeito Ulisses Maia (PSD) informou por meio das redes sociais que tinha interesse na parceria com o Governo de São Paulo para adquirir o imunizante quando o produto estiver à disposição e aprovado pela Anvisa.