
Ganhando o Mundo da Ciência abre inscrições para intercâmbios no Canadá, Austrália e França
Festival da Palavra leva oficinas, palestras e espetáculos à Biblioteca Pública do Paraná
COM JOMAR VALENÇA
O Governo do Paraná, por meio da Fundação Araucária e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), abriu novas chamadas do Programa Ganhando o Mundo da Ciência, que oferece bolsas integrais para intercâmbios acadêmicos em instituições internacionais de excelência.
No Canadá, são até 10 vagas na Universidade de Alberta, destinadas a estudantes de graduação. As inscrições encerram em 9 de setembro, com atividades previstas para o inverno acadêmico (janeiro a março de 2026).
Na Austrália, o edital em parceria com a Universidade La Trobe, em Melbourne, oferece 41 vagas: 3 para mestrado, 16 para doutorado, 16 para pós-doutorado e 6 para professores ou pesquisadores visitantes. O prazo vai até 30 de setembro.
Na França, a parceria é com a Universidade de Tecnologia de Compiègne (UTC), com 50 vagas distribuídas entre graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Os selecionados terão um mês de aperfeiçoamento em língua francesa antes do início das atividades. As inscrições ficam abertas até 1º de novembro.
Os benefícios incluem passagem aérea, seguro, visto, auxílio-moradia, acomodação e bolsa mensal. O programa tem como objetivo ampliar a internacionalização da ciência paranaense e integrar pesquisadores às metas estratégicas do Paraná 2040 – Rotas de CT&I.
Mais informações e os editais completos estão disponíveis no site da Fundação Araucária.
///
A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) será um dos principais palcos do III Festival da Palavra, entre os dias 10 e 14 de setembro, em Curitiba. A programação inclui oficinas, palestras, lançamento de livro e apresentações teatrais em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba (FCC).
No dia 10 (quarta-feira), às 18h, a palestra “Narrativas Íntimas” abre a agenda de debates. Já na quinta-feira (11), a BPP recebe duas oficinas: “Vivência História e Cultura Afro-paranaense”, das 8h30 às 12h30, e “Editoração nos tempos de hoje”, das 14h às 17h. Às 17h30 acontece o lançamento do livro “Vampiro de Curitiba – Um Retrato Falado”, de Dante Mendonça, seguido da estreia do espetáculo “Que fim levou o Vampiro de Curitiba?”, às 18h, com apresentações também nos dias 12 e 13.
A BPP integra ainda a Rua da Literatura, percurso cultural que conecta instituições do Centro da capital.