
Nesta semana, o Paraná registrou as menores temperaturas do ano e com o tempo seco, a geada aparece em boa parte do estado nesta sexta e sábado. A repórter Amanda Yargas traz os detalhes.
Foto: Reprodução
O tempo frio e seco, comum no inverno paranaense, favorece o fenômeno das geadas. Nos próximos dias o Paraná vai ser atingido por elas, que chegam mais fortes no Centro-Sul do estado, segundo a meteorologista Angela Beatriz Costa, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).
ÁUDIO
A meteorologista contou que a geada não vai atingir a região cafeeira no Norte do estado. As baixas temperaturas podem ser benéficas para alguns tipos de cultura, mas os produtores de hortaliças e de café nas áreas mais atingidas devem tomar algumas precauções para evitar danos.
ÁUDIO
Angela Costa disse ainda que as previsões indicam que este inverno terá temperaturas e níveis de umidade dentro do normal esperado para a estação.
ÁUDIO
Desde maio o serviço gratuito Alerta Geada, que emite previsões com antecedência de até 72 horas para orientar os produtores. O
alerta é feito com base em dados da rede de telemetria do Simepar, Satélite Goes-16 e modelos de previsão do tempo. O alerta pode ser consultado nas páginas oficiais e também nas redes sociais do Iapar e do Simepar.
Repórter Amanda Yargas