
Geada traz prejuízos para a safra de trigo no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Os três Estados da Região Sul são responsáveis por praticamente toda a produção de trigo do país, estimada em sete milhões de toneladas. Neste ano, porém, a expectativa era de uma safra maior, mas as geadas que atingiram os locais de produção já projetam uma redução entre 30% e 35% no Rio Grande do Sul e 6% no Paraná. Santa Catarina ainda aguarda os números oficiais porque o Estado foi o último a plantar o trigo.
O Rio Grande do Sul, que esperava colher três milhões de toneladas, deve ter uma safra de 2 milhões e 100 mil toneladas, o equivalente ao ano anterior. O presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado, Paulo Pires, comentou sobre a quebra da safra.
SONORA
O analista sócio-econômico da Epagri/CEPA, de Santa Catarina, João Rogério Alves, projeta uma produção de 182 mil toneladas de trigo no Estado
SONORA
Já o engenheiro agrônomo da secretaria da Agricultura do Paraná, Carlos Godinho, informa que 3% da safra já foi colhida, com uma queda na produção de 6%, o que deverá representa uma safra total de 3 milhões e 470 mil toneladas.
SONORA
Com a colaboração de Eduardo Leães, de Curitiba, Juliana Sartori