
Nessa terça-feira a Assembleia Legislativa recebeu os 32 finalistas do prêmio Geração Atitude, que traz projetos de lei de alunos da rede pública estadual. Uma estudante de Toledo foi a campeã desta edição. O programa está no quinto ano e já teve 2 projetos premiados que tramitaram no Legislativo Estadual e viraram lei.
Foto: Orlando Kissner/Alep
Com a proposta de instituir a disciplina de orçamentos públicos nas escolas estaduais, a aluna Mariane Silvério venceu o Geração Atitude de 2019. O concurso é parte de um programa desenvolvido na rede estadual, onde os alunos aprendem sobre a função dos três poderes e do Ministério Público e criam um projeto de lei. Mariane Silvério é de Toledo, fala 5 idiomas, fez intercâmbio na Índia já representou o Brasil como jovem parlamentar e em simulações de negociações da ONU. Com essa trajetória, sonha em ser diplomata e explicou qual a importância desse prêmio para ela.
A professora que orientou o projeto, Simone Coelho, disse que essa vitória não é só da aluna.
O presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, falou sobre o foco do programa.
O Geração Atitude é uma parceria entre a Assembleia Legislativa, a Secretaria de Estado da Educação, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça do Paraná. Segundo o promotor de justiça, Eduardo Cambi, a proposta é tirar as ideias do papel.
O programa existe desde 2015. Dois projetos apresentados em edições anteriores já tramitaram na câmara e se transformaram em lei estadual. Nesse ano foram 220 escolas participantes com 262 projetos.
Repórter Amanda Yargas