
Curitiba volta a registrar morte por covid-19 depois de 3 dias sem óbitos.//
Projeto quer garantir royalties da Itaipu aos municípios.//
Primeiras antenas 5G começam a operar no Paraná.//
As informações com Anderson Luís.
Giro de Notícias – Edição da Manhã
Curitiba voltou a registrar ontem uma morte causada pela covid-19, depois de 3 dias sem óbitos na capital. Também foram confirmados 129 novos casos da doença. O óbito divulgado ocorreu no início de fevereiro e estava sob investigação.
Um projeto para destinar royalties da Itaipu Binacional para as cidades paranaenses foi apresentado na Câmara dos Deputados pelo deputado federal Gustavo Fruet (PDT-PR). A ideia é garantir o repasse aos municípios após a revisão do tratado, prevista para o ano que vem. Em fevereiro de 2022, a companhia pagou ao Tesouro Nacional, US$ 16,4 milhões de dólares. Atualmente, 65% deste valor é destinado aos municípios direta ou indiretamente afetados pela instalação da usina.
As primeiras antenas com tecnologia 5G do Paraná entraram em funcionamento nessa terça-feira. Elas foram instaladas na área do Parque Barigüi e do Palácio Iguaçu, em Curitiba. Por enquanto operam na frequência 2,3 GHz e passam para o 3,5 GHz a partir de junho. A operação é implementada pela empresa de telefonia TIM.