Governador anuncia pacote social contra impacto da pandemia. As informações com a repórter Amanda Yargas
Giro de notícias COM TRILHA
Giro de notícias SEM TRILHA
O Governador do estado, Carlos Massa Ratinho Junior lançou nesta terça-feira um pacote social de medidas para conter os efeitos da covid-19 principalmente no orçamento das famílias mais podres. As contas da Sanepar e da Copel para quem paga tarifa social estão suspensas pelos próximos 90 dias e não haverá corte de água e luz para famílias de baixa renda. As mensalidades da Cohapar também não precisarão ser pagas nos próximos 3 meses e a merenda escolar vai ser distribuída para 320 mil famílias. O estado vai ampliar a compra de alimentos da agricultura familiar, passando de 22 mil para 25 mil fornecedores. O governador anunciou também que vai lançar um pacote econômico ainda esta semana e o mapa de planejamento para a área da saúde.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) vinculada ao Ministério da Educação, definiu novos limites para o piso e o teto dos recebimento de bolsas de pós-graduação pelas universidades. Com isso parte das bolsas concedidas em todo país será recolhida. A decisão pode impactar cerca de 40% das bolsas de mestrado e 30% das bolsas de doutorado da Universidade Federal do Paraná nos próximos 3 anos, ou seja a universidade pode perder 600 bolsas neste período. Isso representa uma perda de 600 alunos dedicados à pesquisa científica em momento delicado para o Brasil.
A partir desta terça-feira o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, reduziram o horário de atendimento em suas agências. Para reduzir a possibilidade de contágio da Covid-19, as agências vão funcionar das 10h às 14h, para proteger seus funcionários, clientes e a sociedade. A medida também foi recomendada pela Febraban a todos bancos.