Governador Ratinho Junior e o ministro da Infraestrutura apresentam nova concessão das rodovias do Paraná à sociedade
No novo modelo de concessão das rodovias do Paraná, o valor cobrado nas tarifas do pedágio será revertido para o benefício dos próprios usuários. A promessa é do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que esteve em Curitiba nesta quarta-feira, no evento que anunciou os detalhes da proposta que foi construída pelo Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado.
São 3,3 mil quilômetros de rodovias do Paraná. O Estado e a União formataram uma metodologia específica para os seis lotes, de maneira a garantir tarifa mais baixa, disputa livre na Bolsa de Valores e garantia de cerca de R$ 44 bilhões em execução de obras. O modelo tem como base três premissas: menor tarifa, maior número de obras e transparência. O contrato será de 30 anos. Vence o leilão quem apresentar o maior desconto na tarifa de pedágio. O Paraná será o único estado sem outorga e sem o limitador de desconto no leilão.
Os valores poderão ser usados tanto na manutenção, quanto na melhoria da infraestrutura das estradas. Periodicamente, a população será consultada e poderá escolher, ainda, se o governo usa o dinheiro para realizar novas obras, ou se aplica o valor em caixa para custear o próprio serviço, reduzindo o valor da tarifa.
Segundo o ministro desenho do novo pedágio também atualiza a concessão das rodovias à nova realidade do país. Ele afirnmou ainda que o modelo foi personalizado para o Estado a partir de um projeto que foi concebido com apoio da sociedade paranaense, do setor produtivo, dos deputados estaduais e da bancada federal.
SONORA
O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), afirmou que os atuais contratos de concessão foram responsáveis pelo atraso no desenvolvimento econômico do estado. Ele enumerou o que considera os diversos problemas do atual pedágio, que vigora no Paraná há 30 anos.
Quando os novos contratos entrarem em vigor, a promessa é de que todo o investimento de infraestrutura previsto seja realizado nos primeiros sete anos de contrato. As obras envolvem a duplicação de rodovias, ampliação de terceira faixa – já confirmada para a BR-277 – e até a instalação de Wi-Fi. De acordo com o governador, essa será a maior concessão da América Latina.
SONORA
Os atuais contratos de concessão das rodovias do Paraná vencem em 27 de novembro e não serão renovados. A partir de 28 de novembro, não haverá cobrança de pedágio nas rodovias do Paraná. As cancelas serão abertas e a administração das estradas retorna aos governos estadual e federal, enquanto o novo leilão de concessão das rodovias não é realizado.
SONORA
Repórter Juliana Sartori