Governador sanciona reajuste de servidores da segurança pública estadual.,//
8 em cada dez vítimas de violência contra mulher sofreram abusos psicológicos na pandemia.//
Serviços de guincho deixam de funcionar em rodovias que eram administradas pela Caminhos do Paraná.//
Com Jomar Valença
O governador Ratinho Junior sancionou na noite desta quarta-feira (30) o pacote de projetos que tratam do reajuste para servidores da segurança pública estadual. As propostas enviadas pelo Poder Executivo foram aprovadas em regime de urgência pelos deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Paraná, sob protesto das classes sindicais policiais. A reestruturação salarial das forças de segurança paranaenses supera a casa dos R$ 400 milhões.
**
Oito em cada dez vítimas de violência contra mulher sofreram abusos psicológicos durante a pandemia da Covid-19, segundo um levantamento feito pelo projeto ‘Justiceiras’, com base nos 9,5 mil atendimentos feitos desde março de 2020. O projeto apoia mulheres em situação de risco e atua com rede de 10 mil voluntárias no Brasil e no exterior. As mulheres relataram diferentes tipos de violência, sendo que 82% delas disseram ter sofrido violência psicológica. Os dados demonstram ainda que, apesar da violência de gênero estar em todas as classes, a maior parte das mulheres atendidas tem baixa renda.
**
Os serviços de guincho e de ambulância que estavam sendo executados pela Caminhos do Paraná, em rodovias dos Campos Gerais e da região central do estado, deixarão de operar a partir das 0h de sexta-feira (1º). O contrato de concessão entre o governo do estado e a empresa terminou em novembro de 2021. Apesar disso, os serviços de socorro estavam funcionando depois de um acordo judicial. Com o fim do acordo os atendimentos de socorro e hospitalares devem ficar concentrados com autoridades locais, como as prefeituras e forças de segurança.