Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Governo do Paraná anuncia suspensão de reajuste salarial aos servidores públicos em 2021

Por Jornalismo. Publicado em 13/01/2021 às 09:13.

Governo do Paraná anuncia suspensão de reajuste salarial aos servidores públicos em 2021.// Adiada votação de colégios militares.// Paranaense fez empréstimo para pagar dívidas e empreender.///

As informações com Fernanda Makino.


Giro de Notícias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

Um pedido de vista da bancada de oposição adiou hoje a votação do parecer da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, ao projeto do governo que amplia a possibilidade de criação de colégios-cívicos militares no Estado. Como a proposta tramita em regime de urgência e em período extraordinário, a Comissão volta a se reunir amanhã. Relator do projeto na Comissão, o líder do governo na Casa, deputado Hussein Bakri (PSD), apresentou parecer favorável ao texto. Já o deputado Professor Lemos (PT), argumentou que a nova proposta do Executivo “amplia muito o programa e praticamente toda escola ficará passível de ser militarizada”. Por isso, solicitou vista do parecer e afirmou que vai estudar a possibilidade de apresentar emendas ao texto. A pedido do governador, os deputados estaduais foram convocados a votar a proposta durante o recesso parlamentar.

Levantamento recente realizado pela Lendico, fintech especializada em empréstimo pessoal online, aponta o empreendedorismo e o pagamento de dívidas como as principais causas para os paranaenses solicitarem crédito em dezembro de 2020. Do total solicitado no último mês do ano passado, 42% dos empréstimos foram para o pagamento de dívidas e 25% para investir em um novo negócio ou na própria empresa. Outra categoria foi a solicitação de empréstimo para compras, com destaque para eletrodomésticos e eletrônicos. Cerca de 11% do total de crédito solicitado em 2020 para esse tipo de compra contra 7% do ano anterior.

O Governo do Paraná informou que o reajuste salarial dos servidores estaduais, previsto para janeiro em 1,5%, não será feito. A decisão considera que há incapacidade financeira do estado em pagar o reajuste por questão orçamentária, segundo despacho assinado pelo governador Ratinho Junior (PSD). Além disso, o governo ressaltou efeitos negativos da pandemia da Covid-19 aos cofres do estado. O documento foi encaminhado à Secretaria de Estado de Administração e Previdência; O Fórum das Entidades Sindicais (FES) do Paraná informou que lamenta a decisão do governador e disse que a suspensão tomada por Ratinho Júnior descumpre o que foi aprovado em lei. A categoria disse ainda que está aberta a realizar negociação.