
Governo do Paraná já encaminhou proposta que revoga uso de máscaras ao ar livre.//
Governo Federal anuncia programa próprio de saúde menstrual.//
Adolescente tem rede social hackeada e agora sofre ameaça de facção criminosa.//
As informações com Anderson Luís.
Giro de Notícias – Manhã
O Governo do Estado encaminhou um projeto de lei para a Assembleia Legislativa para que a definição sobre o uso de máscara seja feita apenas pelo poder executivo. A proposta também revoga a lei atual, que impõe o uso de máscara no Paraná. A ideia, num primeiro momento, é permitir a circulação de pessoas ao ar livre sem o uso do equipamento de proteção. A iniciativa leva em conta a diminuição do número de casos e mortes e aa cobertura vacinal no estado.
Um adolescente, de 17 anos, de Imbituva, nos Campos Gerais, teve uma rede social hackeada. Nela foi feita uma postagem de apoio a uma facção criminosa e o rapaz recebeu ameaça de uma facção rival. A suspeita é que a ação tenha sido brincadeira de outro adolescente que pode responder por ato infracional análogo ao crime de invasão de dispositivo informático e injúria, com penas previstas superiores a quatro anos.
O Governo Federal anunciou ontem o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, para promover acesso a produtos de higiene no período menstrual. O decreto é uma nova versão de outra proposta aprovada pela Câmara que o governo vetou porque considerou que era falha na questão de indicação de recursos. O veto ainda pode ser derrubado pelo Congresso nesta quinta. Na nova proposta, o governo destina R$ 130,3 milhões, com benefício para mais de 3,6 milhões de mulheres e gestão multiministerial.