Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Governo do Paraná suspende desativação de leitos de UTI exclusivos para Covid-19

Por Jornalismo. Publicado em 18/11/2020 às 08:44.

Governo do Paraná suspende desativação de leitos de UTI exclusivos para Covid-19.// Com 102 novas confirmações, Paraná chega a 954 casos de dengue. // Chuvas da semana e economia da população ajudam reservatórios da RMC a subir de nível.///
As informações com Anderson Luís.

Giro de Notícias Manhã COM TRILHA
Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

Com o aumento no número de casos confirmados da Covid-19 e de mortes, o Governo do Paraná suspendeu a desativação de leitos de UTI específicos para atendimentos de pessoas com o novo coronavírus. Desde o começo da pandemia, a Secretaria Estadual da Saúde abriu 900 leitos de UTI para enfrentamento à Covid-19. O pico da ocupação de leitos começou em maio e variou entre 56% e 90%, dependendo da região do estado. A taxa de ocupação começou a cair em agosto, mas agora voltou a subir. Atualmente a taxa de ocupação geral de leitos de UTI no Paraná é de 72%, segundo a Secrearia de Saúde. Desde o início de setembro, a secretaria da Saúde desativou 232 leitos adultos exclusivos para Covid-19 em 14 cidades do estado. A maioria dos leitos foi desativada em Curitiba (70 leitos) e em Londrina (50 leitos), no norte do Paraná.

 

Um boletim, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta terça-feira (17), aponta que o Paraná atingiu o total de 954 casos de dengue no período epidemiológico. Foram confirmados 102 novos casos no estado, na comparação com o boletim anterior, do dia 4 de novembro. O relatório aponta que há casos confirmados em 152 cidades. O período epidemiológico analisado começou no mês de agosto. O total é de cinco óbitos pela doença, em Londrina, Foz do Iguaçu, Cambé, Apucarana e Assaí.

Os reservatórios que abastecem a Região Metropolitana de Curitiba viram seus níveis subirem na última semana. A alta ainda não resolve a situação da estiagem e o racionamento de água com o rodízio, mas traz um alento para o momento atual. No dia 11 de novembro, o nível somado das quatro barragens da RMC estava em 26,77%, o mais baixo da história de medição das barragens que compõem o Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana. Ontem, ele atingiu 29%, voltando ao nível de setembro. Desde a semana passada, a região recebeu mais chuva e também a população da RMC atingiu a meta de economia de 20%, proposta pela Sanepar. Essas duas situações ajudaram a preservar e repor parte da água acumulada nas barragens e reservatórios.