
Depois de o MP ter entrado com açãopara suspender a prova para contratação de professores temporários, o Governo Estadual adiou novamente a prova, agora para o começo do próximo ano. A repórter Amanda Yargas tem as informações.
A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) adiou mais uma vez a prova para contratação dos professores temporários para a rede pública. A prova agora deve acontecer no dia 10 de janeiro. O Processo de Seleção Simplificada (PSS), tem sido motivo de desavenças entre o Governo Estadual e a entidade representativa da categoria, a APP Sindicato. Segundo o sindicato, a prova não corresponde ao modo de contratação e deixaria os candidatos vulneráveis ao coronavírus, inclusive os que são do grupo de risco. A Seed, no entanto, afirma que todas as medidas necessárias para evitar o contágio estão sendo tomadas, com distanciamento entre carteiras de um metro e meio, álcool em gel e obrigatoriedade do uso de máscaras durante toda a prova.
No dia 2 de dezembro, o Ministério Público do Paraná havia recomendado o adiamento da prova e a secretaria seguiu a recomendação, adiando em apenas uma semana, de 13 para 20 de dezembro. Com isso o MP entrou com ação civil pública contra o Estado do Paraná, na última segunda-feira, dia 7 de dezembro, para suspender a prova e também a consulta à comunidade escolar sobre os diretores das escolas públicas.
Ainda nesta sexta-feira foi aberto outro Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de professores e pedagogos para escolas indígenas e quilombolas, além de tradutores e intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Neste caso, sem prova, conforme acordado entre líderes comunitários e o Governo do Paraná. O prazo para inscrições encerra às 6 horas da tarde do dia 17 de dezembro. Os interessados devem se inscrever exclusivamente no site pss.pr.gov.br.
Amanda Yargas