
Com proposta de aumentar o salário do funcionalismo em 3%, o governo estadual foi criticado por opositores, que pedem explicações sobre outros pontos do orçamento.
por Amanda Yargas
O Governo do Paraná propôs esta semana 3% de reposição salarial para os servidores públicos estaduais. O impacto financeiro da nova proposta é estimado em R$ 786,3 milhões por ano. Segundo o deputado Hussein Bakri, líder do governo na Assembleia Legislativa, a proposta leva em consideração outros gastos previstos para o próximo ano.
SONORA
A proposta de reajuste do governo foi criticada pela oposição. Um dos motivos é a disparidade entre o salário dos servidores e o aumento dos preços. Pela projeção do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2021 é de 9,8%. Além disso, a Lei de Diretrizes Orçamentárias prevê para o próximo ano uma arrecadação estadual de 48,3 bilhões de reais e um gasto de 52,6 bilhões. É a primeira vez em décadas que a matéria foi aprovada com saldo negativo, um total de 4,3 bilhões. Só que ao mesmo tempo, o governo propôs uma renúncia fiscal recorde, como avalia o deputado Requião Filho (MDB)
SONORA