Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Governo federal permite suspensão do pagamento do FIES

Por Jornalismo. Publicado em 25/05/2020 às 17:21.

Governo federal permite suspensão do pagamento do FIES. Informações com Grasiani Jacomini

 

 

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

 

Giro de Notícias SEM TRILHA

 

O governo federal permitiu a suspensão do pagamento de parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) por causa da pandemia do novo coronavírus, conforme resolução do comitê gestor do Fundo publicada no Diário Oficial da União (DOU). A decisão vale para os contratos que estejam na fase de utilização, carência ou amortização durante o estado de calamidade pública do País, decretado em 20 de março e que se encerra em 31 de dezembro deste ano.  A resolução estabelece que o estudante interessado em suspender as parcelas deverá se manifestar perante o agente financeiro do Fies até 31 de dezembro e que não serão cobrados juros de mora ou multa por atraso de pagamento sobre as parcelas suspensas.

 

O INSS começou a pagar nesta segunda-feira, a segunda parcela do 13º de aposentados e pensionistas. Para quem recebe um salário mínimo, o depósito será feito entre hoje e 5 de junho, de acordo com o número final do benefício, sem levar em conta o dígito. Quem recebe acima de um salário mínimo, o pagamento será creditado na conta entre o dia primeiro e 5 de junho. A antecipação do 13º salário é uma das medidas anunciadas pelo governo federal para minimizar os efeitos da pandemia do coronavírus na economia.

 

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência de um homem, de 39 anos, suspeito de estupro de vulnerável contra a própria enteada, que atualmente tem 15. As buscas ocorreram nesta segunda-feira (25), no bairro Santa Felicidade, em Curitiba. Equipamentos eletrônicos e uma espingarda de pressão foram apreendidos. De acordo com as investigações, a violência ocorria desde que a vítima tinha 8 anos de idade. A denúncia chegou à Polícia Civil em abril deste ano, por meio do Conselho Tutelar. O órgão acompanhava a situação das crianças da família da adolescente, que tem outros cinco irmãos. Durante um dos atendimentos do Conselho Tutelar, a vítima contou que era violentada desde criança. Em razão disso, a adolescente contraiu diversos problemas psicológicos e passou a se automutilar. A mãe da vítima também será investigada, para apurar se era conivente com o fato.