
Greve nas escolas estaduais segue por três dias; Lei que terceiriza administração das escolas foi sancionada
Casal é preso em Pinhais por agredir e torturar criança
Hospital de Toledo enfrenta dificuldade para encontrar profissionais capacitados na região
Com Mauro Contti
A greve dos professores da rede estadual de ensino do Paraná, que começou na segunda-feira segue em todo o Estado. A APP-Sindicato, organização que representa os professores, afirma ter adesão de 70% dos profissionais da educação. Os números, conforme levantamento da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) são de apenas 3% teriam aderido.
A greve foi suspensa pelo Tribunal de Justiça durante o feriado de Corpus Christi, com uma multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento. A paralisação, entre outras reinvindicações é contrária a aprovação da lei do governo estadual que terceirizou a gestão das escolas estaduais.
///
Um casal foi preso em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, suspeito de agredir e torturar uma criança de quatro anos, segundo a Polícia Civil. A mãe da vítima e o namorado, ambos com 29 anos, são apontados como responsáveis por praticar os crimes. A situação foi denunciada pelo hospital que atendeu a menina que apresentava múltiplos hematomas na face e no couro cabeludo e além de inchaço em toda a cabeça, especialmente olhos e orelhas.
A mãe alegou que a criança caiu na noite anterior, mas o relatório da equipe de saúde aponta espancamento repetido e de alta intensidade. A vítima está em um abrigo de acolhimento e, caso a Justiça dê o aval, pode ir para a casa do pai.
///
O Hospital Regional de Toledo tem enfrentado dificuldades na contratação de profissionais de saúde qualificados para atuar na unidade. Inaugurado em outubro do ano passado, para atender a população dos 18 municípios que compõem a 20ª Regional de Saúde, o hospital aponta que o planejamento da realização de cirurgias não foi prejudicado, mas há poucos profissionais com as especificações e treinamentos necessários na área.
A estrutura do Hospital Regional de Toledo recebeu investimentos de mais de R$ 40 milhões dos governos federal, estadual e municipal para atender cerca de 400 mil pessoas.
///