Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Grupo de indígenas é suspeito de atacar carro da PRF durante protesto na BR-277

Por Jornalismo. Publicado em 17/11/2020 às 09:53.

Grupo de indígenas é suspeito de atacar carro da PRF durante protesto na BR-277.// Eleição de diretores nas escolas estaduais do Paraná é marcada para 9 de dezembro.// Kaloré tem empate nas eleições, e candidato mais velho é eleito prefeito da cidade.///

As informações com Juliana Sartori


Giro de Notícias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

Um grupo com cerca de 400 indígenas, da etnia Kaingang, é suspeito de atacar e apedrejar o carro de uma equipe policial na BR-277, na segunda-feira, em Nova Laranjeiras, na região central do Paraná, segundo a Polícia Rodoviária Federal. O caso ocorreu durante um protesto, ninguém se feriu ou foi preso. Segundo a PRF, os indígenas interditaram a rodovia, cercaram e tomaram o veículo da equipe que fazia o policiamento no trecho de Rio das Cobras. Para controlar a situação, a polícia utilizou gás lacrimogênio e pediu reforço do Grupo de Choque. Os indígenas pediam pela soltura de quatro índios que foram presos, na última quarta-feira suspeitos de saquear uma carga de caminhão.

A eleição que vai definir os diretores de cerca de 1.700 escolas estaduais do Paraná foi marcada para 9 de dezembro. A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte publicou uma resolução sobre o processo eleitoral. O mandato será de 2021 a 2024. A eleição não ocorre nos futuros colégios cívico-militares, de educação integral, das comunidades indígenas e quilombolas, nos cedidos ou alocados em instituições religiosas, além dos quatro Colégios da Polícia Militar do Paraná. A eleição está marcada para o dia 9 de dezembro, uma quarta-feira, das 8 da manhã às 10 da noite. Já o segundo turno (onde for necessário) será no dia 17 de dezembro. O edital de convocação para inscrição das chapas será divulgado pela Secretaria nessa quarta-feira.

Após um empate de votos nas eleições de Kaloré, no norte do Paraná, o candidato mais velho acabou sendo eleito prefeito da cidade, no domingo. Edmilson, do PL, será o gestor do município pelos próximos quatro anos. Tanto Edmilson, do PL, quanto Ritinha, do PSD, tiveram 1.186 votos cada, com 37,14% dos votos. No entanto, pelo critério de desempate do Tribunal Superior Eleitoral, o candidato Edmilson foi eleito, por ser mais velho. Ele tem 59 anos, enquanto Ritinha tem 41. A eleição em Kaloré teve 12,66% de abstenção, 0,82% votos brancos e 1,98% votos nulos.