
Guaraqueçaba registra sensação térmica próxima dos 60º C
Hemonúcleo de Francisco Beltrão consegue marco histórico de doadores de medula óssea compatíveis
MPPR pede que ex-policial penal condenado por morte de petista seja preso novamente em regime fechado
Com Marinna Prota
O Litoral registrou recorde de temperaturas nesta segunda (17) com a onda de calor no Paraná. Guaraqueçaba registrou 38,1° mas a sensação térmica chegou a 59,9º C na região. De acordo com a previsão do Simepar, as altas temperaturas vão permanecer até pelo menos 3 de março no Litoral do Paraná. Em Antonina foram 38° com sensação térmica de 55°C. Nesta terça (18) as temperaturas devem seguir acima dos 30º em todo o litoral.
/////
O Hemonúcleo de Francisco Beltrão registrou, em apenas 12 meses, três doadores de medula óssea compatíveis. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado este é um feito inédito. Dados do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), mostram que atualmente 650 pessoas aguardam um doador, enquanto 5,7 milhões de voluntários estão cadastrados no sistema em todo o Brasil. Destes, 575.500 são do Paraná, colocando o estado na terceira posição do ranking nacional, atrás de São Paulo e Minas Gerais.
No entanto, mesmo com esse número expressivo, as chances de um paciente encontrar um doador compatível variam de 1 em 100 mil nos casos entre parentes e a 1 em 1 milhão de pessoas, quando considerado o registro geral.
//////////
O Ministério Público do Paraná (MP-PR) solicitou que o ex-policial penal Jorge Guaranho volte para a prisão. Ele foi condenado a 20 anos de prisão em regime inicial fechado pelo assassinato de Marcelo Arruda, guarda municipal e tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT) de Foz do Iguaçu. Apesar disso, foi liberado para a prisão domiciliar em decisão liminar do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). A defesa do condenado diz que ele não recebeu os cuidados necessários durante os três anos que esteve preso no Complexo Médico Penal (CMP).