Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Guaratuba tem infestação de ratos na praia e prefeitura diz que lixo deixado nas praias tem contribuído

Por Comunicação. Publicado em 22/04/2024 às 13:30.

Guaratuba tem infestação de ratos na praia e prefeitura diz que lixo deixado nas praias tem contribuído

Paraná é o terceiro estado com maior coeficiente de contaminação pela dengue

Casos de maus tratos de animais em Curitiba ultrapassam os 500 resgates em 2024

As informações com Mauro Contti


Um vídeo que está circulando nas redes sociais nos últimos dias mostra a presença de diversos ratos na areia da praia de Guaratuba, no Litoral do Paraná. Nas imagens há pelo menos 10 roedores circulando pela areia. Em nota, a prefeitura disse que “o aumento da população de roedores decorre da maior oferta de alimentos nas praias, reflexo do grande fluxo de banhistas durante a temporada de verão”.
O executivo informou que iniciou uma campanha de conscientização, para que as pessoas que frequentam as praias não deixem nenhum tipo de resíduo de alimentos ou embalagens e a colocação de armadilhas específicas, que não agridem o meio ambiente.
////
O Paraná tem neste ano epidemiológico o terceiro pior resultado quando o assunto é coeficiente de contaminação pela dengue. O estado está atrás apenas do Distrito Federal e de Minas Gerais. De acordo com informações do Ministério da Saúde, há a expectativa de que para cada 100 mil habitantes, três mil tenham se contaminado pela doença. Essa medição é feita com base nos casos confirmados de infecção e também de mortes pela dengue e correspondem a um total, somando inclusive os casos que não chegaram ao conhecimento das secretarias de Saúde.
/////
Curitiba teve em 2023 mais de mil ações para atender animais vítimas de maus-tratos. Em 2024, nos três primeiros meses do ano, já foram 564 resgates, segundo a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. A Polícia Civil informa que os resgates ocorrem a partir de denúncias e registros de boletins de ocorrências. Após recolhidos, os animais são encaminhados aos cuidados necessários conduzidos para cinco entidades parceiras.
Para denúncias pela internet é necessário que o crime esteja ocorrendo ou tenha ocorrido a prática de ato de abuso, maus-tratos, ferimentos propositais de animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A população pode, ainda, denunciar o crime de forma anônima pelo disque-denúncia 181, via telefone ou site, ou telefone 197.