Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Guaratuba volta a adotar barreiras restritivas nos finais de semana

Por Jornalismo. Publicado em 20/05/2021 às 15:30.

Guaratuba volta a adotar barreiras restritivas nos finais de semana.//

Parques Estaduais ficarão fechados no domingo

MP investiga denúncias de “fura-fila” em Apucarana.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

A partir desta sexta-feira, a cidade de Guaratuba volta a adotar barreiras restritivas nas entradas da cidade, na tentativa de barrar o avanço da Covid-19 na cidade litorânea. A decisão é do Comitê de Gestão de Crise do município, que também optou por acompanhar as restrições do decreto estadual, com a proibição da circulação de pessoas a partir das 10h da noite e apenas comércio essencial funcionando no domingo, menos restaurantes, lanchonetes e similares que poderão trabalhar somente com sistema de entrega. Supermercados poderão funcionar com capacidade de 30% e abrir aos domingos. Hotéis deverão manter as 24h de quarentena dos quartos após saída do hóspede com as áreas sociais e de lazer fechadas, entre outras medidas.

Devido ao aumento de casos da Covid-19, os parques estaduais não podem receber visitantes aos domingos. Durante a semana funcionam com horários diferenciados, respeitando as normas de distanciamento para evitar aglomeração. As medidas de restrição obedecem o decreto estadual e vão até o dia 31 de maio. As Unidades de Conservação de montanhas – Pico Paraná, Pico Marumbi e Serra da Baitaca, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) também fecharão aos domingos. Porém, as unidades tiveram o horário de visitação alterado, a partir do último final de semana. Os demais parques funcionarão das 8h às 17 horas, de quarta-feira a sábado, apenas para atividades individuais, como caminhada, corrida e exercícios. Continuam proibidas práticas esportivas coletivas e eventos destinados ao entretenimento ou recepção. Às terças-feiras as Unidades de Conservação são fechadas para manutenção.

O Ministério Público do Paraná está investigando denúncias de “fura-fila” na vacinação contra a Covid-19, em Apucarana, no norte do Paraná. A apuração ganhou força após uma falsa enfermeira, suspeita de desviar vacinas, relatar irregularidades. Silvania Regina Ribeiro, de 46 anos, foi presa no dia 15 de maio com frascos de vacina, seringas e cartões de vacinação do município, em casa. À Polícia Civil, a mulher confessou ter desviado dois frascos para aplicação de primeira e segunda doses em uma família de Mandaguari que tem uma empresa em Apucarana. O MP-PR apura ainda a contratação da falsa enfermeira, que atuava como voluntária na aplicação de doses. Segundo a promotoria, ela foi admitida sem qualquer cautela, já que não tem formação na área.