Pesquisas indicam que até 2040, o número de casos de pessoas com câncer deve aumentar em quase 50%; número que pode ser reduzido com a inserção de hábitos saudáveis, afirma especialista.
Por Fernanda Nardo
O Dia Mundial de Combate ao Câncer é celebrado em 8 de abril. A data serve para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção de uma das doenças que mais mata pessoas em todo o mundo. Conforme os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) uma em cada seis mortes no mundo é causada por algum tipo de câncer. Segundo as projeções do relatório Globocan 2020, esses números devem aumentar nos próximos anos, e alcançar o patamar de quase 50% a mais em 2040 em comparação ao cenário atual. Neste panorama muito se estuda sobre as razões para o desenvolvimento da doença e apesar de ainda existirem muitas dúvidas já se sabe que a adoção de hábitos saudáveis é uma das melhores formas de prevenção. Os dados do periódico científico Cadernos de Saúde Pública, reforçam a estreita relação entre o sedentarismo e o câncer, uma vez que a pesquisa mostra que 72,5% das pessoas diagnosticadas com a doença no Brasil afirmam ter uma vida sedentária. A oncologista da Oncoclínicas Curitiba, Priscila Morosini. explica que a prática diária de cerca de 45 minutos de atividades físicas por sai, (cinco horas por semana) já pode ajudar muito a evitar o desenvolvimento do câncer, mantendo também a qualidade de vida da população.
SONORA
Além da atividade física regular, Priscilla conta que a diminuição do tabagismo, do consumo de álcool e o consumo de alimentos saudáveis também são pontos que favorecem o combate à doença.
SONORA
A alimentação é também fundamental para combater processos cancerígenos que já iniciaram o seu processo de agressão celular, como explica a médica.