
Hemepar pede doações de sangue para enviar ao Rio Grande do Sul.//
Londrina recebe primeiro lote da vacina atualizada contra a Covid-19 da Moderna,//
Paraná recebe mais 163 profissionais pelo programa Mais Médicos,//
Com Marinna Prota
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) e a Secretaria de Estado da Saúde emitiram um pedido para que os paranaenses continuem a doar sangue regularmente para envio de bolsas ao Rio Grande do Sul, além de atender a demanda local.
Os estoques de sangue O positivo e O negativo são os mais críticos, já que são os tipos sanguíneos mais utilizados nas transfusões.
O envio de bolsas para os gaúchos faz parte da campanha SOS RS e visa auxiliar a demanda por sangue após as enchentes históricas. Isso porque parte do sistema de saúde da região foi afetado pelas inundações. Na semana passada, 300 bolsas de sangue e seis de plaquetas concentradas foram enviadas ao Rio Grande do Sul para reforçar o sistema público do estado.
///
A cidade de Londrina recebeu a primeira remessa de vacinas atualizadas da Covid 19, da farmacêutica Moderna. São 6.756 doses. A Secretaria Municipal de Saúde informou que fez a distribuição do imunizante para todas as unidades básicas de saúde e que as vacinas devem estar disponíveis ao público já nesta terça-feira (14).
As doses são destinadas para o público prioritário definido pelo Ministério da Saúde. O último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde mostrou que o Paraná registrou, entre os meses de março e abril, 704 novos casos da doença e três pessoas morreram neste período.
///
O Paraná incorporou mais 163 profissionais que atuam em 69 municípios das macrorregiões Leste e Oeste do estado nesta semana. Eles fazem parte do Programa Mais Médicos, do governo federal. Os novos médicos foram orientados sobre as diretrizes e funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), além de informar gestores e coordenadores municipais sobre seus deveres na implementação do Mais Médicos.
No Paraná, 351 municípios aderiram ao programa, sendo disponibilizadas pelo Ministério da Saúde 1.685 vagas. Destas, 1.356 já foram ocupadas.