Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Hemepar pede doações de sangue tipo O positivo e O negativo

Por Jornalismo. Publicado em 26/10/2020 às 16:00.

Hemepar pede doações de sangue tipo O positivo e O negativo. // Explosão de viatura em Ipiranga é tratada como  atentado. // Justiça Eleitoral indefere pedido de registro de candidatura a prefeito de Londrina.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) está precisando de doações de sangue tipo O positivo e O negativo na sede de Curitiba e também nas unidades do Hemocentro no interior. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, houve queda de cerca de 40% nas doações e aumento de 30% na demanda por sangue, o que resultou na queda nos estoques, principalmente desses dois tipos específicos. Mas, ainda conforme a Sesa, também há necessidade dos outros tipos de sangue por conta da baixa nos estoques. As doações são necessárias para a distribuição de sangue em 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná. A recomendação do Hemepar é que os voluntários agendem horário pela internet para evitar a aglomeração de pessoas. Mais informações e agendamento em hemepar.pr.gov.br.

A Polícia Militar informou que a explosão de uma viatura, neste domingo, em Ipiranga, na região dos Campos Gerais, e que deixou dois policiais gravemente feridos, é tratada como um atentado. Segundo a Polícia Militar, os policiais tinham saído para atender uma ocorrência de perturbação de sossego, quando a explosão aconteceu. Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Péricles de Matos, a perícia feita no veículo apontou indícios de que uma bomba foi jogada para dentro da viatura. A investigação vai avaliar inclusive a chamada para a ocorrência em que a equipe foi deslocada, já que existe a possibilidade do chamado ter sido proposital para que o crime ocorresse. Os policiais tiveram ferimentos em várias partes do corpo, mas apesar de grave, o quadro é estável. Eles estão internados na Santa Casa, em Ponta Grossa.

A Justiça Eleitoral indeferiu o pedido de registro da candidatura a prefeito de Londrina, no norte do Paraná, de Homero Barbosa Neto, do PDT. A decisão foi publicada na noite de domingo. Conforme o entendimento da Justiça Eleitoral, a reprovação de contas de um convênio firmado quando Barbosa Neto era prefeito de Londrina e uma condenação por improbidade administrativa foram os motivos para o indeferimento da candidatura. Para o magistrado, estes motivos o tornam inelegível. Mesmo com a decisão, Barbosa Neto continua com o direito a fazer campanha até que todos os recursos disponíveis tenham sido analisados e julgados. O candidato informou que vai recorrer da decisão. Na semana passada, a Justiça Eleitoral também indeferiu o pedido de registro do candidatura a prefeito de Londrina, de Emerson Miguel Petriv, conhecido como Boca Aberta, do (PROS).