
Hemepar solicita doações de sangue com urgência para pessoas dos tipos A e O
Mais de 80 mil bebês são atendidos pelo banco de leite do Paraná nos últimos 5 anos
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), solicita doações de sangue com urgência em Curitiba. A unidade precisa principalmente de pessoas com tipo sanguíneo A+ e A-, O+ e O-.
O Hemepar ressalta que, devido à validade das bolsas de sangue, e também visando um atendimento mais rápido, é importante que os doadores agendem as doações com antecedência. Esse agendamento pode ser feito online, por meio do site da Sesa.
No ano passado, a Hemorrede registrou 202 mil doações, numa média de mais de 16 mil doações por mês.
///
Em cinco anos 86.347 bebês receberam a doação de leite materno dos Bancos de Leite Humanos do Paraná. Foram 143.606,30 litros de leite desde 2019. Apesar da quantidade de doações, ela ainda é insuficiente para atender a demanda de muitos bebês prematuros internados nas Unidades de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN) do Estado, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
O leite humano doado é para atender esses bebês que por algum motivo estão internados e não puderam receber o leite diretamente da mãe.
O Paraná conta atualmente com 15 Bancos de Leite Humano (BLHs), que atuam como referência na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. No ano passado foram coletados 23.349 litros de 15 mil doadoras para 14 mil bebês.