Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Hepatite infantil misteriosa: governo monitora casos suspeitos no PR e em mais 5 Estados

Por Comunicação. Publicado em 10/05/2022 às 13:34.

Hepatite infantil misteriosa: governo monitora casos suspeitos no PR e em mais 5 Estados.//

Farmácias do Paraná registram a falta de medicamentos.//

Escola na Grande Curitiba suspende aulas e homenagem às mães após surto de Covid.//

Com Jomar Valença

O Ministério da Saúde monitora pelo menos 16 casos suspeitos de hepatite infantil misteriosa no Brasil, segundo informou o governo nesta segunda-feira, 9. Conforme a pasta, os pacientes são monitorados no Estado de São Paulo (7), Rio (5), Paraná (2), Espírito Santo (1), Santa Catarina (1) e Pernambuco (1). Há confirmação da doença, cuja origem ainda é desconhecida, em mais de 20 países. Esse tipo específico da hepatite infantil, em 10% dos doentes, pode exigir transplante de fígado e até matar.
**
As farmácias do Paraná registram a falta de medicamentos, principalmente em Curitiba e nas grandes cidades do Estado, como Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu. Estão faltando medicamentos para o tratamento de diversas doenças, mas os remédios para síndromes respiratórias em crianças são os que mais “desapareceram” das prateleiras. Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sindifarma), estão em falta no mais de 500 remédios. Segundo o Sindifarma, a indústria farmacêutica brasileira tem encontrado dificuldade de importar insumos da China e da Índia, os maiores produtores do setor. A reportagem é do portal Bem Paraná. ////
**
A Escola Hemetério Torres, em Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, cancelou a festa em homenagem às mães e suspendeu as aulas até pelo menos esta terça (10) após três casos de covid-19 confirmados na unidade na última sexta (6). As instalações foram higienizadas no sábado (7). Outros funcionários também relaram sintomas gripais. Eles aguardam o resultado de exames.