
Documentários em cartaz no Cine Passeio virtual enfocam saberes e sensibilidades de mulheres reconhecidas pelas suas comunidades como referência.
Estreou nesta quinta-feira no Cine Passeio, na sala Vitória Virtual, dois documentários sobre mestras da cultura popular paranaense. Quem conta estas histórias é a diretora e roteirista Jéssica Quadros, fundadora da Cantarim Cultural. “Elas são meu início” é sobre a cacique Juliana Kerexu.
SONORA
Já o documentário “Mide: Entre Costuras e Cantares” é sobre a fandangueira Cremildes Ferreira Bahr.
SONORA
As produções integram o projeto Guiança, inspirado em uma frase que a diretora ouviu da pajé Izolina da Silva, que lhe disse: “Há muito a ser contado a quem queira se lembrar”. Jessica acredita que esse conhecimento sensível precisa ser compartilhado.
SONORA
Segundo a diretora, o projeto continua, para trazer à luz mais vivências da sabedoria feminina, criando conexões.
SONORA
Nesta sexta-feira, é possível acompanhar um bate-papo com participação de toda a equipe cinematográfica e das duas mestres retratadas nos documentários, Juliana e Mide pelo Youtube da Cantarim Produtora Cultural. Os documentários ficam em cartaz até 14 de julho e podem ser assistidos de forma gratuita. Para assistir, acesse a página do espaço.
O Projeto foi realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural De Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba e do Ministério do Turismo.”
Amanda Yargas