Homem é preso por matar ex e enterrar corpo em SC
Desembargador que afirmou que Paraná teria nível cultural superior ao norte e nordeste tem investigação arquivada no CNJ
Com Marinna Prota
Um homem foi preso pela Polícia Civil do Paraná suspeito de matar a ex-companheira, de 27 anos, em Rolândia, no norte do estado. Ele também é suspeito de enterrar o corpo dela em Itapoá, no litoral de Santa Catarina, a 530 quilômetros de distância.
Segundo a polícia, a mulher desapareceu no dia 8 de agosto, quando o suspeito, viajou ao norte do Paraná para tentar marcar um encontro e reatar a relação.
///
O ministro Luis Felipe Salomão, corregedor nacional de Justiça, arquivou a investigação contra o desembargador Mário Helton Jorge, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em 2023, o desembargador falou que o Paraná tinha “nível cultural superior ao Norte e Nordeste”. A investigação, tratada dentro do CNJ como uma reclamação disciplinar, foi aberta ainda em abril de 2023. Quase um ano e meio depois, o ministro Salomão decidiu arquivar o procedimento depois que o desembargador pediu desculpas publicamente duas vezes pela fala polêmica.