
Hospital de Clínicas de Curitiba passou dos 100% de ocupação dos leitos de UTI para tratamento da Covid-19. Em coletiva de imprensa nessa quarta-feira (24) o hospital anunciou que recebeu doações para reforçar o atendimento. Confira na reportagem.
A taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 chegou a 104% no Hospital de Clínicas em Curitiba nesta terça-feira (23), de acordo com levantamento da Secretaria de Estado da Saúde. Todas as vagas de UTI exclusivas estavam ocupadas e outros quatro pacientes foram acomodados em leitos de UTI de outra ala. A taxa de ocupação das vagas de enfermaria estava em 92%. O hospital conta com 100 leitos deste porte.
Para auxiliar no atendimento e reforçar a estrutura de combate à Covid-19 no complexo, em um momento de sobrecarga do sistema, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná recebeu nesta quarta-feira (24), sete respiradores com monitores e nove sistemas de ventilação de alto fluxo. Os aparelhos foram doados pela Associação Amigos do Hospital de Clínicas.
A doação também inclui R$ 284 mil em insumos para atendimento aos pacientes em tratamento contra a doença no HC. Os equipamentos serão integrados à estrutura do hospital para o combate à Covid-19.
Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (24), a superintendente do Complexo Hospital de Clínicas, Claudete Reggiani, afirmou que os leitos extras vão amenizar o quadro crítico.
SONORA 1
Algo que tem preocupado a população com a alta de internamentos, é a falta de oxigênio para os pacientes. No caso do Hospital de Clínicas, não há falta e a situação é favorável, segundo Claudete Reggiani.
SONORA 2
Conforme a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, não há falta de oxigênio nas unidades hospitalares próprias da rede estadual. No entanto, alguns municípios enfrentam dificuldades com a logística de cilindros.
Repórter Grasiani Jacomini