Hospital de Sarandi é interditado parcialmente pela Secretaria de Saúde
Paraná cobra celeridade da União soluções para conflitos no interior
Maringá é eleita a melhor cidade brasileira na oferta de serviços públicos, segundo ranking
Com Marinna Prota
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou a interdição cautelar de parte do Hospital Metropolitano de Sarandi, no norte do Paraná, devido ao risco de infecção hospitalar. O prédio do ambulatório continuará em operação, pois funciona de forma separada das demais instalações do hospital. O órgão vai verificar se as consultas especializadas continuarão sendo realizadas no local.
///
O governador do Paraná, Ratinho Junior, enviou um ofício ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrando uma posição da União para uma solução definitiva para os conflitos na região Oeste do Estado. Os locais de maior atenção são Guaíra e Terra Roxa. O governador pede mais celeridade por parte do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para a resolução dos conflitos envolvendo indígenas e agricultores.
Dezenas de ocorrências já foram atendidas na região, tendo fazendeiros e indígenas feridos.
//
Maringá, no Noroeste do Paraná, ficou em primeiro lugar entre as 100 maiores cidades brasileiras na oferta de serviços públicos. O estudo Desafios da Gestão Municipal, da consultoria Macroplan Analytics, coloca ainda mais duas cidades paranaenses entre as dez mais bem colocadas: Curitiba na 5º posição e no posto de melhor capital no ranking, além de Cascavel, no Oeste, na 6ª posição geral.
O levantamento tem como base o Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), que leva em conta 15 indicadores em quatro áreas essenciais para a qualidade de vida da população: educação, saúde, segurança e saneamento.