
A traqueostomia é um procedimento cirúrgico em que uma abertura na traqueia permite a passagem de ar até os pulmões, indicado em casos de obstrução das vias respiratórias, intubação prolongada e problemas neurológicos, entre outros. No Pequeno Príncipe, maior hospital pediátrico do país, mais de 600 atendimentos anuais são realizados a pacientes traqueostomizados
Por Flávia Consoli
No dia 18 de fevereiro, Dia Nacional da Criança Traqueostomizada, o Hospital Pequeno Príncipe promove, às 19h30, o evento online gratuito “Traqueostomia infantil: a informação é o melhor cuidado”. O encontro é voltado para profissionais da saúde, estudantes e toda a comunidade, e vai abordar temas como mitos e verdades sobre a traqueostomia em crianças, cuidados essenciais e a importância do acompanhamento multiprofissional.
De acordo com o Ministério da Saúde, até 2% das crianças submetidas à intubação prolongada necessitam de traqueostomia, sendo a maioria bebês com menos de 1 ano. A traqueostomia é um procedimento cirúrgico em que uma abertura na traqueia permite a passagem de ar até os pulmões, indicado em casos de obstrução das vias respiratórias, intubação prolongada e problemas neurológicos, entre outros. No Pequeno Príncipe, maior hospital pediátrico do país, mais de 600 atendimentos anuais são realizados a pacientes traqueostomizados.
O cuidado com crianças e adolescentes exige acompanhamento multiprofissional, envolvendo enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais, a fim de prevenir complicações e garantir qualidade de vida. A falta de orientação adequada sobre o manejo da traqueostomia pode causar infecções e outros riscos graves. Dr. Fabiano Gavazzoni, médico otorrinolaringologista do Hospital Pequeno Príncipe, fala da importância do evento e convida para que pessoas de todo o estado do Paraná e do Brasil participem.
SONORA
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site: https://cursos.multiplicapp.org.br/aula-aberta-traqueostomia-infantil.