IAT deve plantar 5 mil mudas de árvores em 21 regionais no estado
Servidor da Vara de Execuções Penais de Londrina é preso por “facilitar e alterar penas”
Obras na PR-364 em Palotina devem chegar a 19% de conclusão em dezembro
Com Marinna Prota
O Instituto Água e Terra (IAT) começou ações de educação ambiental nas 21 regionais do órgão no Paraná. Cerca de 5 mil mudas de espécies nativas devem ser plantadas em pontos de mata ciliar, entorno de rios, cursos d’água e próximas a nascentes, com recuperação estimada de quatro hectares de Áreas de Preservação Permanente (APP).
O Paraná conseguiu ampliar a cobertura de matas ciliares em 12% nos últimos anos. O Estado passou de 1,25 milhão de hectares de cobertura florestal nesses pontos em 2008 para 1,41 milhão de hectares em 2021.
////
Um servidor da Vara de Execuções Penais de Londrina, no norte do Paraná, foi preso por ser suspeito de acelerar o andamento de processos e mudar a área em que presos monitorados por tornozeleira eletrônica poderiam circular. Ele foi detido durante uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Além dele, sete pessoas suspeitas de se beneficiarem das ações criminosas também foram presas em outras cidades. As ações aconteceram nas cidades de Londrina, Maringá, Umuarama e Santo Antônio da Platina, no Paraná, e em Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
///
As obras do contorno viário de Palotina na PR-364 vão completar, no início de dezembro, quatro meses de sua retomada. A C.Vale, gestora da obra em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), calcula que a execução estará em 19% de sua totalidade. A obra está orçada em, aproximadamente, R$170 milhões e deve facilitar o fluxo de entrada e saída de veículos do complexo agroindustrial em Palotina.