Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

IAT proíbe pesca em quatro importantes rios do Paraná devido a estiagem

Por Redação. Publicado em 12/09/2024 às 06:30.

IAT proíbe pesca em quatro importantes rios do Paraná devido a estiagem

Professora é denunciada por homofobia em sala de aula de Jaguapitã

Travessia da Ponte da Amizade tem demorado cerca de 3 horas por conta de obras

Com Marinna Prota

O Instituto Água e Terra (IAT) proibiu a pesca, em todas as suas modalidades, em quatro Bacias Hidrográficas do Paraná: Rio das Cinzas, Ivaí, Piquiri e Tibagi. A medida veda também o transporte de pescados sem a devida comprovação de origem. O motivo é o período crítico de escassez hídrica em decorrência da longa estiagem no Paraná.

A decisão é por tempo indeterminado, até que os rios das regiões voltem ao nível normal, que possibilite a dispersão dos cardumes.

//

Uma professora de uma escola estadual localizada em Jaguapitã, no norte do Paraná, foi denunciada pelo crime de homofobia, segundo o Ministério Público do Paraná (MP-PR). Se condenada, a professora pode pegar de dois a cinco anos de prisão e ser multada. Além da condenação, o MP pediu uma reparação de, no mínimo, R$ 10 mil por danos morais.

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED/PR) informou que não foi oficialmente notificada pelo MP e que assim que receber denúncia formal dará encaminhamento às devidas providências administrativas.

//

Obras dos dois lados da fronteira entre Brasil e Paraguai estão tumultuando o trânsito, em Foz do Iguaçu e Cidade do Leste. Atravessar a Ponte da Amizade tem demorado cerca de 3 horas em algumas ocasiões. No Brasil, a revitalização da Avenida JK agrava a situação e no Paraguai, o recapeamento da rodovia internacional, na saída da Aduana, prejudica quem pretende entrar no país vizinho.