Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Ideb 2022 retoma debate sobre falhas de aprendizagem durante pandemia

Por Comunicação. Publicado em 28/09/2022 às 10:53.

Especialista aponta que a melhor abordagem para esse desafio vai além de recuperar conteúdos, mas sim, focar na recomposição.

Por Fernanda Nardo 

Os resultados do Ideb 2022 mostram que as lacunas deixadas pela pandemia na educação das crianças brasileiras precisam ser encaradas de frente. Considerando como redes públicas e privada, a maior perda em matemática ocorreu no 5º ano do ensino fundamental, cuja avaliação passou de 27,88 em 2019 para 216,85 pontos em 2021. Já o Paraná caiu de 3º para 4º lugar, com 5,2, em 2021, diante dos 5,1 alcançados em 2019. Para a diretora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, Acedriana Vogel, não se trata apenas de resgatar o tempo perdido. O período pós-pandêmico exige, de escolas, estudantes e familiares, um planejamento detalhado para garantir um bom desempenho no processo de ensino e aprendizagem.

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Segundo a pedagoga, o primeiro passo é identificar o que o estudante sabe e comparar com o que ele deveria saber.

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Mas ela pontua que recomposição não é recuperação de aprendizagem.

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