Incêndio atinge Parque Nacional de Ilha Grande.//
Polícia Civil realiza operação para prender pessoas que receberam auxílio emergencial e são procuradas pela justiça.//
Decreto em Maringá libera que bares e restaurantes coloquem mesas em calçadas.///
As informações com Juliana Sartori.
Giro de Notícias Tarde
Um incêndio de grandes proporções atingiu o Parque Nacional de Ilha Grande, em Guaíra, no oeste do Paraná. As chamas começaram na noite de terça-feira, e brigadistas continuam trabalhado no local nesta quinta-feira. O Parque Nacional de Ilha Grande é uma unidade de conservação que fica na divisa entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul. A área é rodeada pelo Rio Paraná. O Instituto Chico Mendes da Biodiversidade aponta que a causa do incêndio ainda não foi confirmada, mas as observações indicam que foi provocado por ação humana e não natural, que pode ter sido acidental ou não.
A Polícia Civil do Paraná cumpre mandados de prisão desde a última segunda-feira em uma operação que tem como alvo pessoas que receberam o auxílio emergencial do Governo Federal e são procuradas pela justiça. As ordens judiciais são realizadas em todo Paraná e foram finalizadas nesta quinta. Durante a operação, a Polícia trabalhou junto com a Controladoria Geral da União para identificar os suspeitos. Ao longo da semana foram presas cerca de 100 pessoas. Entre os detidos estão foragidos por crimes graves, como homicídio, tráfico de drogas e roubo. A Polícia Civil ainda irá apurar se algum dos suspeitos fraudou a documentação para receber o benefício e, caso seja constatado o crime, a pessoa poderá responder por estelionato e ter que restituir à União o valor obtido irregularmente.
Um novo decreto publicado pela Prefeitura de Maringá, nesta quinta-feira, autorizou que bares e restaurantes coloquem mesas em calçadas. O atendimento do lado de fora do estabelecimento estava suspenso por causa da pandemia. A nova regra passa a valer a partir desta quinta-feira e segue válida até o dia 30 de agosto. Além isso, a prefeitura também autorizou o funcionamento dos espaços para crianças brincarem dentro de bares, restaurantes e lanchonetes. Os ambientes devem ser constantemente higienizados. O município também ampliou o número máximo de pessoas em eventos para até 150 pessoas. Apesar disso, festas com mais de 30 participantes precisam de uma autorização da prefeitura.