Nos últimos quatro anos, o número de adolescentes aptos a votar caiu 50%. O desinteresse dos jovens faz deixa a democracia mais frágil e traz perspectivas ruins para o futuro da política. Na reportagem, Amanda Yargas.
Segundo o TSE, cerca de um milhão de jovens entre 16 e 17 anos estão aptos a votar nas eleições de 2020, o que representa apenas 5% dos adolescentes brasileiros nessa faixa etária. É metade do que havia nas últimas eleições municipais, em 2016, e a menor participação dos últimos 30 anos.
Para o doutor em Educação Histórica Daniel Medeiros, autor do livro “Um guia prático sobre Democracia para Jovens”, o desinteresse dos adolescentes vem do fato de eles não se sentirem incluídos na política.
SONORA
Ele considera que cidadania e a democracia devem ser ensinadas desde a infância, principalmente pelo exemplo dos adultos. E que a atuação política, incluindo o voto, faz parte do aprendizado.
SONORA
Segundo o educador, a participação democrática, incluindo o voto, não deve ser vista apenas como um direito do cidadão, mas como uma responsabilidade.
SONORA
Amanda Yargas