Indústria paranaense vê 2022 com otimismo.//
Taxas judiciais vão ser corrigidas pela inflação.//
Consórcio Sambaqui vence licitação para obras na orla de Matinhos.//
As informações com Anderson Luís.
Giro de Notícias – Manhã
68,7% dos empresários da indústria paranaense estão otimistas com 2022. A maioria, 67,8% tem perspectiva de crescimento de vendas, 39% acredita que deve acessar novos mercados e 33,6% têm previsão de investimentos. A pesquisa, realizada pela Fiep, revelou que questões de cunho político-eleitoral, falta de mão de obra qualificada, dificuldade de acesso a crédito, demanda insuficiente no mercado interno e oscilações cambiais são as maiores preocupações dos empresários. No total, 26,4% têm pespectivas boas e ruins para o próximo ano e portanto estão neutros em relação ao que esperar e 5,1% estão pessimistas. A sondagem representa 50 mil estabelecimentos de 37 segmentos, que somam 814mil empregos no estado.
As taxas de custas judiciais no Paraná vão ser corrigidas pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). O projeto aprovado pela Assembleia Legislativa , resgatou uma proposta de 2019, já que a sugestão atual do Tribunal de Justiça do estado tinha correções consideradas exorbitantes pelos deputados e também pela OAB-PR.
O Consórcio Sambaqui foi o ganhador da licitação para realizar o projeto de Recuperação da Orla de Matinhos, no litoral do estado. As intervenções terão aporte de mais de quinhentos milhões de reais. A data de início das obras deve ser definida em breve e o prazo de conclusão é de 32 meses. O projeto é alvo de críticas por parte de cientistas e ambientalistas que consideram os laudos ambientais realizados superficiais.