Inscrições para o vestibular dos povos indígenas do Paraná vão até 7 de dezembro. // Segue até 29 de novembro o mutirão online para renegociação de dívidas, promovido pelo Procon-PR.///
As informações com Jomar Valença.
As inscrições para o vestibular dos povos indígenas do Paraná de 2020 foram abertas na segunda-feira (9) e vão até 7 de dezembro pelo site da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), responsável pela organização neste ano. As provas da 20ª edição do vestibular serão nos dias 11 e 12 de abril de 2021. Conforme o edital, cada uma das sete universidades estaduais oferecem seis vagas suplementares em cursos de graduação. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 10 vagas suplementares. Podem participar estudantes indígenas que tenham concluído o ensino médio e que não tenham curso superior. No caso de escolha de um curso ofertado pelas universidades estaduais, o candidato deverá comprovar que pertence a uma comunidade indígena do território paranaense.As provas serão em Londrina, Ponta Grossa, Cascavel, Guarapuava e Curitiba. Candidatos que não residem nas terras indígenas ou nos municípios relacionados farão as provas em locais indicados pela comissão organizadora do concurso.
Segue até 29 de novembro, um mutirão online para renegociação de dívidas, promovido pelo Procon-PR em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor. A ação conjunta acontecerá exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos consumidor.gov.br . Após o registro na plataforma, o consumidor receberá um login e uma senha, e fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco, a instituição financeira, a operadora de telefonia, ou TV por assinatura tem o prazo de 15 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor. No momento do preenchimento do registro, é importante que o consumidor informe corretamente telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos fornecedores participantes. Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado.