Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

INSS passa a receber atestados médicos em formato digital

Por Jornalismo. Publicado em 10/04/2020 às 16:00.

INSS passa a receber atestados médicos em formato digital. Informações com Grasiani Jacomini.

 

 

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

 

Giro de Notícias SEM TRILHA

 

 

O INSS começou nesta quinta-feira, a receber atestados médicos dos segurados em formato digital por meio do portal Meu INSS no computador ou aplicativo para celular. Quem usar a plataforma para encaminhar o documento e solicitar o auxílio-doença também receberá automaticamente uma antecipação de R$ 1.045, após a validação do atestado pela perícia médica do órgão. A antecipação, no valor de um salário mínimo, foi aprovada pelo Congresso Nacional como uma das medidas de combate à pandemia do novo coronavírus. Com o avanço da doença no País, as agências do INSS estão fechadas até o fim de abril, com suspensão da perícia médica presencial. Para não deixar os segurados desassistidos, a antecipação será paga a quem solicitar o auxílio-doença, desde que forneça o atestado com as informações necessárias (como nome do médico, número do CRM, código da doença/CID, data específica do repouso) pelo Meu INSS a partir desta sexta. Para quem já é cadastrado no Meu INSS, o processo é mais simples. É possível também fazer a solicitação e encaminhar o atestado sem a necessidade de registro prévio no site. O pedido pode ser feito pelo portal https://meu.inss.gov.br/ ou pelo aplicativo Meu INSS, disponível para celulares com sistema Android ou iOS.

 

Manter as portas fechadas. Essa continua sendo a orientação da Associação de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel) aos empresários do setor. O entendimento é o mesmo adotado no início da pandemia do novo coronavírus. Apesar da recomendação da Abrasel, alguns estabelecimentos permanecem com os salões abertos. A Associação Comercial do Paraná (ACP) convocou a abertura do comércio para a próxima segunda-feira (13). O presidente da Associação de  Bares e Restaurantes do Paraná, Nelson Goulart Júnior afirma compreender a posição da entidade e orienta cada empresário a tomar decisões responsáveis, já que não há um decreto que obrigue o fechamento das portas.

 

A Prefeitura de Cianorte, no noroeste do Paraná, decidiu cancelar a festa de aniversário da cidade, que ocorreria em julho, por causa do novo coronavírus. Conforme o comunicado, divulgado na quinta-feira (9), a prefeitura irá poupar R$ 1,3 milhão com o cancelamento da festa, que é realizada por uma semana. O dinheiro poderá ser investido na área da saúde, no combate à Covid-19.