
Intenção de consumo das famílias paranaenses volta a cair em dezembro
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VÃO TER PRIORIDADE EM PROJETOS HABITACIONAIS NA CAPITAL
BR-277 EM FLUXO LIBERADO NESTA SEXTA-FEIRA NA SERRA DO MAR EM AMBOS OS SENTIDOS
As informações com Mauro Contti
O consumo das famílias paranaenses ficou abaixo do esperado em 2024. De acordo com um levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), houve uma redução de 0,1% na intenção de consumo em dezembro. Na variação anual, o resultado é ainda mais crítico, com queda de 6,1%. Desde abril de 2024, o índice de Intenção de Consumo das Famílias paranaenses é considerado insatisfatório, está abaixo dos 100 pontos. Entre os fatores de cautela, a insatisfação é mais elevada na avaliação do indicador de Momento para Compra de Bens Duráveis, que teve média anual de 65 pontos e meio e de Acesso a Crédito, com média anual de 71,7 pontos. A Perspectiva de Consumo e a Perspectiva Profissional também ficaram abaixo da zona de satisfação
Pessoas com deficiência vão ter prioridade na compra de casas de projetos habitacionais de Curitiba. A medida entra em vigor a partir da primeira quinzena de março e vale para projetos realizados com recursos do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social. O direito a preferência vai atingir 5% das unidades construídas no ano ou por projeto. As pessoas beneficiadas devem ser moradoras da capital há pelo menos 5 anos.
O trabalho de contenção da BR-277, no km 43 no sentido Litoral do Paraná, em Morretes, foi concluído dentro do previsto e o fluxo está totalmente liberado para este fim de semana. A expectativa é de alto movimento na estrada principal que leva ao litoral paranaense. O trabalho de remoção de vegetação e pedras é preventivo. A ideia é evitar deslizamentos e possíveis acidentes ou interrupções de tráfego.