Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Internado com Covid-19, vereador de Curitiba respira com ajuda de aparelhos

Por Jornalismo. Publicado em 30/11/2020 às 17:01.

Internado com Covid-19, vereador de Curitiba passa a respirar com ajuda de aparelhos. // Maringá tem novo decreto com restrições de atividades para conter novos casos de Covid-19. // Fiscalização interdita 35 estabelecimentos em Curitiba no fim de semana. // Uma festa clandestina, com aproximadamente 150 pessoas, foi interditada em Foz do Iguaçu.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícia Tarde COM TRILHA

Giro de Notícia Tarde SEM TRILHA

O vereador Cristiano Santos (PV), de Curitiba, que está internado com Covid-19, passou a respirar com a ajuda de aparelhos no domingo. De acordo com a assessoria do vereador, Santos foi entubado pela equipe médica para preservar o desgaste da musculatura do pulmão. Ele está internado na UTI do Hospital Vita desde 22 de novembro. Ele deu entrada no hospital três dias antes, no dia 19, segundo a assessoria. Cristiano Santos tem 40 anos e está no segundo mandato como vereador de Curitiba. Ele não tentou se reeleger para uma cadeira da Câmara Municipal.

A prefeitura de Maringá, no norte do Paraná, publicou, hoje, um novo decreto com restrições de atividades para conter novos casos de Covid-19. As medidas passam a valer nesta terça-feira e têm validade até 13 de dezembro. Com o decreto, fica proibido o consumo e a compra de bebidas alcoólicas após às 5 da tarde, de segunda a sexta-feira e aos sábados e domingos será totalmente proibida a venda ou consumo de bebidas alcoólicas em qualquer estabelecimento. Quem desrespeitar a Lei Seca leva multa de R$ 10 mil para o estabelecimento e de R$ 1.500 para quem consumir. Comércio de rua, serviços e shoppings devem fechar aos sábados e domingos e os supermercados, aos domingos.

O fim de semana teve 209 ações de fiscalização e inspeções realizadas pelas equipes da Prefeitura de Curitiba em estabelecimentos comerciais de diferentes bairros da cidade. Desde a sexta-feira até a noite de domingo, uma força-tarefa de vários orgãos municipais esteve em bares, restaurantes, lojas de departamento, de materiais de construção, mercados, empresas, para assegurar a adequação ao Decreto que impõe regras de combate à pandemia da covid-19. Nos três dias, 35 estabelecimentos foram interditados. Deste total, 33 comércios tiveram as atividades paralisadas durante as Ações de Fiscalização Integradas. 16 estabelecimentos foram notificados e em sete vistorias foram expedidas notificações por comércio irregular. As ações  foram direcionadas a bares e casas noturnas, em locais com histórico de aglomerações.

Uma festa clandestina, com aproximadamente 150 pessoas, foi interditada durante uma Ação Integrada de Fiscalização Urbana em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, no sábado. A aglomeração de pessoas contraria as regras do atual decreto na cidade para evitar a propagação do coronavírus. De acordo com os fiscais, que fizeram várias ações na cidade entre sábado e domingo, do lado de fora da casa havia pelo menos 40 carros estacionados. Várias pessoas foram autuadas por descumprir as regras. Em Foz, estão suspensos os bailes, eventos, festas e reuniões domiciliares com dança e atividades que envolvam contato físico entre os participantes.