Isolamento faz diminuir número de crimes no estado em 35%. As informações com a repórter Amanda Yargas.
Giro de notícias COM TRILHA
Giro de notícias SEM TRILHA
O Paraná registrou redução de 35% nos crimes de furto, roubo e violência doméstica durante a quarentena. Até agora foram registradas 2.094 ocorrências a menos no estado. Os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública são parciais e relacionados ao período de combate à pandemia do coronavírus
O Ministério da Saúde vai repassar mais R$ 600 milhões para estados e municípios para reforçar o plano de contingência contra a Covid-19. Este dinheiro se soma aos 400 milhões que já haviam sido enviados durante este mês. Cada estado é responsável para fazer o direcionamento do recurso, que pode ser usado em ações de assistência, abertura e custeio de leitos. O recurso vai ser distribuído em proporção ao número de habitantes, com peso maior para municípios que exigirem maior complexidade de atendimento. O valor varia de 2 a 5 reais por habitante.
O governador Ratinho Junior anunciou em uma coletiva nesta quinta-feira a ampliação de 300 leitos de UTI em todo o estado, um reforço para atender ao aumento da demanda esperado por conta do coronavírus. O Paraná conta atualmente com 3600 leitos de UTI entre o sistema de saúde privado e o SUS. Segundo o governador, desde o início do mandato o atendimento de saúde tem sido descentralizado para estender a rede de atendimento. Inclusive com parcerias com hospitais filantrópicos e Santas Casas, evitando o deslocamento dos pacientes.