Medida tem objetivo de garantir a segurança da barragem e suprir a demanda de energia para Brasil e Paraguai
Por Marinna Prota
De acordo com o boletim da Itaipu Binacional, o Rio Paraná, onde está localizada a barragem da hidroelétrica, segue acima dos 118 metros. O status é considerado de risco de inundações e por isso o vertedouro continua aberto. A decisão tomada no início de novembro não tem data certa para ser finalizada.
O superintendente de Operação da Itaipu, Rodrigo Pimenta, disse que com base nas previsões atuais, a abertura do vertedouro não deve causar inundações adicionais.
SONORA
A decisão foi tomada após avaliar o regime de chuvas nas bacias dos rios Iguaçu e Paraná, e prevê que o vertimento seja ininterrupto até o dia 7 de novembro.
SONORA
A usina opera normalmente. A decisão de abrir o vertedouro foi motivada por previsões de chuvas intensas até sexta-feira (3) na região da fronteira entre o Brasil e o Paraguai. A operação se tornou necessária para controlar o excesso de água que não era utilizada na produção de energia e, ao mesmo tempo, garantir a segurança da barragem e o fornecimento de energia para o Brasil e o Paraguai.