Já são 36 casos positivos para Covid-19 no estado. As notícias com a Amanda Yargas.
Giro de Notícias COM TRILHA
Giro de Notícias SEM TRILHA
Já são 36 casos confirmados de coronavírus no Paraná em 7 municípios, todos importados, segundo o governo do estado. São 27 casos em Curitiba, 3 em Londrina, 2 em Cianorte e um caso em cada uma das seguintes cidades: Campo Largo, Foz do Iguaçu, Maringá e Guaira. Outros 137 casos estão descartados e 202 ainda estão sob suspeita. Tudo indica que vai haver um aumento bem grande no número de casos nos próximos dias e por isso a gente reforça os cuidados que evitam o contágio: lavar bem as mão ou usar o álcool em gel, cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, usando o braço, deixar ambientes bem arejados e não sair de casa a não ser em casos que não possam ser evitados. Lembrando também que os sintomas do Covid-19 são tosse seca, dor de cabeça, dificuldade para respirar, dor muscular, febre e cansaço.
O Governo do Estado publicou um novo decreto liberando o funcionamento de consultórios médicos, unidades hospitalares, laboratoriais e farmacêuticas instaladas em shoppings, galerias e centros comerciais do Paraná. Supermercados, bancos, postos de combustíveis e revendedores de gás também estão autorizados a manter as atividades nestes espaços. Também estão liberados estabelecimentos que fornecem alimentação exclusivamente para entrega em domicílio. O Governo Estadual recomenda ainda que os restaurantes, bares e centros gastronômicos que permanecerem funcionando nas ruas fechem as portas até a meia-noite.
O Senado aprovou hoje o decreto de calamidade pública no Brasil, a pedido do governo federal. Isso vai permitir o aumento de gastos no combate ao covid-19, que até ontem tinha infectado 621 pessoas, com 6 vítimas fatais. A proposta foi aprovada em uma sessão histórica, realizada pela primeira vez de forma. O Senado está votando projetos emergenciais remotamente durante a pandemia como medida de prevenção à doença.