
Projeções de curtas produzidos por jovens da própria comunidade vai movimentar 4 cidades paranaenses. Os participantes receberam orientação de profissionais do audiovisual em oficinas online gratuitas.
Jovens de 4 municípios paranaenses produziram vídeos sobre o tema do isolamento social, que serão exibidos em fachadas de prédios das cidades participantes. Castro nos Campos Gerais, Pato Branco no Sudoeste, Campo Mourão, na região central do estado e Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, foram as cidades escolhidas para a realização da ação.
O Projetando Cidades trouxe nomes conhecidos do setor audiovisual do Paraná para oficinas online com 20 jovens de 12 a 28 anos. O idealizador do projeto, o diretor e produtor Fredy Kowertz, conta que os participantes aprenderam a se expressar por meio de câmeras simples, como as de celular.
SONORA
A ideia inicial era que cada cidade, que tem menos de 100 mil habitantes recebesse um evento para a mostra de curtas. Com a pandemia o projeto ganhou uma van que fará a exibição de forma itinerante com a participação de produtores locais.
SONORA
O produtor relata que a expressão artística tem mudado a percepção dos alunos sobre o seu entorno.
SONORA
O Projetando Cidades é uma realização da Tertúlia Produções, Associação Manacá e Bem-Te-Vi Produções, com apoio da Mucha Tinta e incentivo de Copel, Governo do Estado do Paraná e Lumicenter, por meio do PROFICE.
Amanda Yargas