Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Juiz aposentado é acusado de chefiar esquema de compra de sentenças em Arapongas

Por Jornalismo. Publicado em 22/10/2020 às 16:15.

Juiz aposentado é acusado de chefiar esquema de compra de sentenças em Arapongas.// Alerta Água em Curitiba e região já recebeu 6.838 denúncias.// Campanhas de Multivacinação e de Vacinação contra a poliomielite continuam até dia 30.///

As informações com Juliana Sartori


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

Um juiz aposentado, um ex-assessor jurídico e empresários foram alvos de uma operação do Ministério Público do Paraná que apura a prática de compra de sentenças no Poder Judiciário de Arapongas em benefício de uma organização criminosa. A ação cumpriu 11 mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira, em imóveis localizados em Arapongas e Rolândia, no norte do Paraná. As investigações apontam que o juiz aposentado, que à época era titular da 2ª Vara Cível e da Fazenda Pública de Arapongas, controlava e organizava as práticas ilegais. Os fatos investigados ocorreram de 2009 até meados de 2017. Conforme a promotoria, o juiz investigado está aposentado desde 2019.

Desde o dia 18 de agosto, quando lançou o Alerta Água, a Sanepar já registrou um total de 6.838 denúncias de desperdício de água em Curitiba e região metropolitana, com uma média de 109 registros por dia. A maior parte das denúncias (cerca de 81% do total) diz respeito a situações ocorridas em residências. Em seguida aparecem estabelecimentos comerciais, condomínios e edifícios, lava car e lojas de carros, entre outros. O Alerta Água funciona por meio de um número de WhatsApp, que é (41) 99521-3022. Para fazer uma denúncia, basta adicionar esse contato na agenda do celular e encaminhar uma mensagem, informando a localidade do imóvel denunciado e o tipo de desperdício verificado.

As campanhas de Multivacinação e de Vacinação contra a poliomielite seguem até o dia 30 de outubro em todo o Paraná com o foco em crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. A vacinação contra a poliomielite é dirigida a crianças a partir de 12 meses a menores de 5 anos. A dose é oral, com a aplicação de duas gotinhas em cada criança. Já a campanha de Multivacinação oferece todas as vacinas que fazem parte do calendário nacional na faixa etária indicada, entre elas as que previnem contra a tuberculose, hepatite B, meningite, pneumonia, sarampo, caxumba, rubéola e febre amarela. São 18 tipos de vacinas ofertadas na Multivacinação para crianças e adolescentes. O objetivo das campanhas é a atualização da caderneta de imunização atingindo maior cobertura para todas as vacinas. Também continua a campanha de vacinação contra o sarampo, nesta fase dirigida para adultos de 20 a 49 anos.